quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Infraestrutura em questão: É agora candidatos?

A muito se vê o debate sobre a importância da infraestrutura para o crescimento nacional. Esse debate sempre ganha força em ano eleitoral! Esse ano então promete!
Sabemos que um país não cresce sem energia, e que todos, eu digo abertamente, todos os governos desde 1990, deixaram a desejar nos investimentos nessa área. Faltam portos, melhores rodovias, ferrovias, investimento no setor energético e em infovias.
De acordo com os teóricos, o crescimento de um país pode ser diretamente atrelado ao crescimento do setor energético, uma vez que sem energia, não há como expandir as atividades. Hoje, o país passa por um momento delicado no setor, onde os empresários têm reclamado que falta energia para desenvolver suas empresas.
Outro fator que ainda limita o crescimento é o preço abusivo que temos que pagar para serviços de informação ou de tecnologia. Como exemplo, podemos citar a tão querida internet banda larga, que no Brasil é vista como uma das mais caras do mundo!  Sabia que em alguns países – desenvolvidos é claro – esse serviço pode ser encontrado gratuitamente em rede Wi-Fi, e aqui temos que pagar preços absurdos, por uma conexão que ainda tem uma velocidade baixa, o que pode ser um limitador para o desenvolvimento de outros setores. No Japão a velocidade média está em 60Mpbs, e custa em torno de R$ 15,00 enquanto no Brasil nossa velocidade média gira em torno de 1,5 Mpbs e custa aproximadamente R$ 30,00.
Isso, para mim, condiz com uma relação de domínio de mercado por uma parcela pequena  de empresários do ramo de comunicação, que provavelmente tem uma enorme influência política, evitando a grande competição no setor, pois uma grande competição iria abaixar os preços e assim, reduzir os lucros né?! Esse cenário é um absurdo e um total descaso com o dinheiro do Brasileiro e até com o desenvolvimento nacional. Estamos tendo que pagar muito mais por um serviço que pode ser ofertado por muito menos, e com melhor qualidade. O Governo precisa modificar esse panorama.
Então, cabe a dica para esse período eleitoral: O que nossos candidatos tem em mente sobre melhorias na infraestrutura nacional? O que está sendo prometido? Será que é possível? Então, vamos acompanhar....Serra, Marina e Dilma, a resposta está com vocês.

4 comentários:

  1. Ah que bonitinho, eu achava q esse blog era antigo hauha =p

    ResponderExcluir
  2. É por isso q vc vamos ver o debate neh! =p

    ResponderExcluir
  3. É que desde o início dos anos 90, com o "escancaramento econômico" de Collor, nossa classe política confia na bondade da iniciativa privada para tais investimentos.
    Vide as concessões de estradas, telecomunicações, setor energético (distribuição)... O Brasil se auto declara ineficiente e deixa tudo por conta d "eficiente burguês", que faz pouco ou nada por falta de incentivo do governo camarada. Nunca se sabe quem nascerá primeiro, ovo ou galinha...
    Eles têm esperança, e como a esperança é a última que morre, morreremos todos antes!

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem que o Estado se omite em alguns temas. Contudo, acho que a iniciativa privada - mesmo com os preços absurdos - tem feito algumas coisas. Contudo, nossas fracas agências reguladoras é que permitem um descaso com a população quando o assunto é preços e serviços, uma vez que cobram poucos resultados e deixam a tarifa como as empresas gostam.

    ResponderExcluir